quinta-feira, 19 de novembro de 2009




SISTEMA MUSCULAR
O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras.





CONTRAÇÃO MUSCULAR






Contração: ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina c sarcômero diminui devido à aproximação das duas linhas Z, e a zona H chega a desaparecer.
A contração do músculo esquelético é voluntária e ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. Nas pontas dos filamentos de miosina existem pequenas projeções, capazes de formar ligações com certos sítios dos filamentos de actina, quando o músculo é estimulado.

Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.







• TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO
É inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e
cartilagens do esqueleto.



• TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO

Músculo cardíaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso vegetativo.


Endomísio é uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares. Também contém capilares, nervos e vasos linfáticos.

O perimísio é uma membrana fibro-elástica formada de elastina e colágeno que tem a função de envolver o ventre muscular para proteger e manter as fibras e fascículos organizados para potencializar a ação muscular.

Fascículo muscular é um conjunto de fibras musculares esqueléticas cobertas por epimísio, um tipo de tecido conjuntivo.

As miofibrilhas são organelos cilíndricos dispostos em feixes longitudinais que preenchem quase totalmente o citoplasma das células musculares



TECIDO MUSCULAR LISO

O músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangüíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.







AÇÃO MUSCULAR




Ação Muscular recebe as seguintes classificações: concêntrica, excêntrica e estática ou isométrica.
Concêntrica
As células se compactam e, desta forma, diminuem ou ampliam a distância entre os pontos de inserção do tecido muscular, produzindo movimento na direção desejada.
Excêntricas
As células musculares se expandem, regulando desta forma a velocidade do movimento que está sendo executado.
Isométricos
Quando as células musculares são mantidas em um determinado comprimento durante um certo tempo, podem acontecer tanto em ações concêntricas como em ações excêntricas.



DOENÇAS MUSCULARES




Fibromialgia
Fibromialgia uma doença crônica caracterizada por dor e rigidez muscular, em tendões e articulações. Além disso, está relacionada a distúrbios do sono, fadiga, ansiedade, depressão e alterações intestinais.



Miopatias
As miopatias são doenças musculares que se apresentam ao nascimento decorrentes de defeitos em genes que codificam proteínas musculares. A perda ou disfunção dessas proteínas leva ao aparecimento de características morfológicas específicas nos músculos, que podem ser observadas em estudos ao microscópio (biópsia).
As miopatias congênitas são classificadas de acordo com essas características morfológicas. Por exemplo, se observamos na biópsia uma área central clara (sem atividade oxidativa) no tecido muscular corado por um corante especial, a miopatia congênita é do tipo central core).

Distrofia Muscular
O termo distrofia muscular refere-se a um grupo de mais de 30 doenças genéticas que causam fraqueza progressiva e degeneração dos músculos esqueléticos usados durante o movimento voluntário. Essas doenças variam em idade do aparecimento, gravidade e padrões dos músculos afetados. Todas as formas de distrofia muscular ficam piores à medida que os músculos degeneram progressivamente e enfraquecem. A maioria dos pacientes acaba perdendo a capacidade de caminhar.

Poliomiosite ou Dermatomiosite
A poliomiositeou dermatomiosite é uma doença inflamatória que afecta o sistema muscular. Tem um desenvolvimento gradual e geralmente aparece na segunda década de vida. O principal sintoma é a fraqueza muscular (principalmente nos músculos do tronco):leva a dificuldades em adquirir posição erecta, em subir escadas, levantar objectos, entre outras.
Em alguns casos, os músculos distais poderão ser também afectados, principalmente em estágios mais avançados da doença. Problemas na deglutição podem também ocorrer.
A doença poderá estar associada com outras doenças infecciosas, autoimunes, vasculares ou relacionadas com o colagénio.
A poliomiosite, tal como a dermatomiosite, afecta com mais frequência o sexo feminino.

Síndrome Compartimental
Síndrome compartimental é uma complicação que se desenvolve nos músculos quando sua perfusão sanguínea não é adequada.
Caracterizada pela parestesia, dor contínua, hipoestesia, edema e enrijecimento da região acometida. Suas principais causas podem ser a constrição de membros por aparelho gessado e/ou curativo, além de um possível aumento de substâncias no compartimento muscular causado por um edema ou hemorragia.





VÍDEO MOSTRANDO, PASSO - A - PASSO, OS MOVIMENTOS DO SISTEMA MUSCULAR.






Biologia: A Contração Muscular (Parte 1 de 4)

Biologia: A Contração Muscular (Parte 2 de 4)

Biologia: A Contração Muscular (Parte 3 de 3)








SLIDE SOBRE SISTEMA MUSCULAR



http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/3753/material/Microsoft%20PowerPoint%20-%20Aula%207%20Sistema%20Muscular%201.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário